Bem-estar no trabalho: veja como mindfulness pode te ajudar a melhorar a qualidade de vida profissional

imagem do blog
Fotografia: Arte/Canva

Texto: Erika Zanon

Quase metade da nossa vida se passa no trabalho. E como vivemos esse tempo? Como vivemos o trabalho, o ambiente, as relações profissionais? É cada vez mais comum relatos de pessoas que sofrem por questões relacionadas ao trabalho. São problemas físicos, psicológicos e que comprometem totalmente a vida pessoal e profissional. Transtornos emocionais no trabalho são uma realidade no Brasil e no mundo. O bem-estar no trabalho, por sua vez, tem sido um tema cada mais relevante e o investimento em saúde mental por parte das empresas ainda mais essencial. E mindfulness pode ser uma ferramenta muito útil e contribuir para o bem-estar nos ambientes corporativos. Inclusive, pesquisas mostram os benefícios da meditação para quem trabalha no mundo corporativo.

A prática de mindfulness nos ajuda a estar mais conectados e atentos ao momento presente e perceber com mais clareza o que acontece na nossa vida, tanto interna quanto externamente. Esse desenvolvimento de consciência é fundamental para compreendermos e tomarmos melhores decisões diante dos desafios que surgem no dia a dia. Um treinamento de atenção plena pode contribuir para o equilíbrio emocional, controle de ansiedade, prevenção de depressão, prevenção da Síndrome de Burnout, aumento de produtividade, expansão da criatividade e melhora no relacionamento interpessoal.

Saiba o que é MINDFULNESS!

Resultados

Os benefícios da meditação podem ser sentidos e percebidos por qualquer pessoa que se dedique à prática regularmente. Pesquisas apontam que os resultados da meditação podem ser percebidos depois de apenas oito semanas de prática. Pessoas num ambiente profissional que praticaram meditação mindfulness ao longo de oito semanas mostraram uma atividade emocional no seu córtex pré-frontal em direção a uma inteligência emocional maior, da mesma maneira observada em monges que praticam meditação há muitos anos.

Neuroplasticidade

“Isso é prova de que ninguém precisa ser um monge, nem pedir demissão do trabalho para tirar proveito da meditação”, destaca Jon Kabat-Zinn. Além disso, é importante destacar que a pesquisa ainda mostrou que o cérebro reage a esse tipo de treino meditativo remodelando sua atividade, a fim de alcançar mais equilíbrio emocional. Outros estudos, apontam que o cérebro reorganiza a própria estrutura, um fenômeno conhecido como neuroplasticidade.

Mais criatividade e produtividade

Além do equilíbrio emocional, a prática de mindfulness abre espaço para a criatividade e a produtividade. Uma vez que você consegue estar mais presente e conectado ao que está fazendo, aumenta a chance de ter mais clareza e ser mais assertivo nas suas tarefas. Outro ponto é que se você está mais focado, gasta menos energia e perde menos tempo com questões do passado ou futuro, ou seja direciona melhor sua atenção.

A prática de mindfulness resulta diretamente na forma como vivemos e nos relacionamos com as outras pessoas. O impacto dessa consciência para a vida profissional é quase imensurável. Mais consciente, é possível fazer melhores escolhas, ser mais gentil e mais feliz.

Dica:

Sempre que possível para e respire conscientemente por alguns instantes. Três ou quatro inspirações e expirações já podem te ajudar a relaxar e a liberar tensão no corpo e na mente. Ao respirar de maneira consciente, você interrompe todos os outros pensamentos, as preocupações com passado ou futuro e consegue se conectar ao momento presente.

Vamos praticar?

Se você tem interesse em saber sobre cursos e treinamentos de mindfulness para empresas e escolas, entre contato por AQUI!