Confira cinco atitudes de mindfulness fundamentais para a prática

imagem do blog
Fotografia: Ricardo Maia

Texto: Erika Zanon

Como praticar mindfulness? Junto com “o que é mindfulness?”, essa é uma pergunta bastante comum entre os iniciantes ou leigos. Além das orientações técnicas referentes aos exercícios, como postura e tempo, algumas atitudes mindful são essenciais e formam os pilares fundamentais das práticas de mindfulness. São sete os fatores atitudinais que constituem a base para construir uma boa prática pessoal. Nesse artigo vamos citar cincos atitudes mindfulness que os praticantes devem cultivar no dia a dia.

É fundamental ressaltar que o conceito de mindfulness tem como base a atenção, a intenção e a atitude. Atenção no momento presente, com a Intenção de entrar em estado de mindfulness (é um exercício intencional, de vontade), a partir de Atitudes mindful.

Saiba o que é MINDFULNESS!

Antes de conhecer os próprios exercícios, é importante que o praticante se familiarize com as atitudes de mindfulness desde o início, uma vez que elas podem ajudar no florescimento da prática. Entre elas estão: Paciência, não julgamento, aceitação, confiança e mente de principiante que serão apresentadas ao longo desse artigo:

1 – Paciência

É importante não ter pressa, principalmente para alcançar os benefícios da prática de mindfulness. Pesquisas mostram que uma prática regular de 20 a 30 minutos por dia começa a produzir mudanças psicológicas significativas em 8 a 12 semanas. Jon Kabat-Zinn reforça que a paciência é uma forma de sabedoria. “Demonstra que compreendemos e aceitamos o fato de que às vezes as coisas precisam acontecer no seu próprio ritmo.”

2- Não Julgar

Tudo o que surgir na experiência, tudo o que vier à mente durante a prática será bem-vindo. O cultivo de mindfulness requer muita abertura e atenção à experiência do momento, sem se deixar levar por julgamentos, ideias, opiniões, aversões. Esta orientação permite ver as coisas como são de verdade. E para viver o que realmente acontece a cada instante é importante tomar consciência do constante fluxo de julgamentos da nossa mente, das reações às experiências internas e externas, aprendendo a manter certo distanciamento dos julgamentos que surgem, sem fugir ou se apegar. Apenas perceber o que acontece.

3- Aceitação

Aceitar as coisas como elas são. Aceitar o que está acontecendo, se abrindo para as experiências agradáveis, desagradáveis ou neutras da vida e das práticas de mindfulness. O que é já está aqui. Aceitar não tem nada a ver com resignar-se. Pelo contrário, aceitar é se abrir para o que acontece, de maneira a ter mais clareza e poder viver ou acolher o que acontece de forma mais assertiva, sem negar ou rejeitar o que é ruim, por exemplo. Se eu nego algo, como posso mudar essa realidade (que já está aqui)? Negar ou resistir pode gerar ainda mais dificuldades e dor, impedindo mudanças, sejam elas quais forem, mas principalmente as positivas.

4- Confiança

“Desenvolver confiança básica em si mesmo e seus sentimentos é parte integral do treinamento em meditação”, frisa Kabat-Zinn. Confie na sua própria intuição e autoridade. Perceba seu corpo, observe sua mente, esteja consciente dos seus limites e das suas possibilidades, se respeitando e acolhendo sempre. Seja amável com você mesmo. Professores, livros, aplicativos são apenas guias, podem te orientar, e é importante estar aberto a outras fontes e ver o que se pode aprender. Mas é fundamental, viver sua própria vida, a cada momento. “Ao praticar mindfulness, você está praticando assumir a responsabilidade de ser você mesmo e aprendendo a ouvir e a confiar no seu próprio ser”.

5- Mente de principiante

Deveríamos viver cada experiência como se fosse a primeira vez que a vivemos, livres de julgamentos, preconceitos e lembrança de nossos estereótipos. Deveríamos sempre manter o olhar curioso e aberto, como de uma criança. Isso é muito útil em cada prática de meditação, uma vez que você vai visitar e revisitar sua respiração, seu corpo e sua mente repetidas vezes e será valioso poder fazê-lo como se fosse a primeira vez. Com frequência, permitimos que pensamentos ou crenças nos impeçam de ver as coisas como realmente são. E tendemos a não dar valor às coisas comuns da vida, deixando de perceber o extraordinário. Experimente levar essa mente de principiante para seu dia a dia, para as tarefas cotidianas, para os encontros com pessoas já “conhecidas”. Como é viver essas experiências como se fosse a primeira vez?

Atitudes de mindfulness

Cada uma das atitudes de mindfulness pode te auxiliar nas práticas de meditação, garantindo que você seja gentil e cuidadoso com você mesmo. Da mesma forma, essas atitudes podem ser muito valiosas para viver a vida do dia a dia com paciência, olhar de principiante, confiança, aceitação e sem julgamentos.

Para informações sobre treinamentos e mentorias de mindfulness, clique aqui!

Fontes:

- Manual Prático de Mindfulness – Curiosidade e Aceitação – Marcelo Demarzo e Javier García Campayo.

- Viver a Catástrofe Total – Jon Kabat-Zinn