Mindfulness para o dia a dia: confira três dicas para incluir a prática na rotina

imagem do blog
Fotografia: Pixabay

Texto: Erika Zanon

Um dos objetivos de mindfulness é viver o dia a dia com mais consciência, abertura e curiosidade. A atenção plena é um convite para a presença: estar conectado a tudo que acontece no momento presente, dentro e fora da gente, sem julgamentos. Esse estado de atenciosidade pode proporcionar uma transformação na vida, servindo como guia para desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal. As práticas de mindfulness são como uma ponte, conectando conceitos a vivências, que leva a mais qualidade de vida. Mas como incluir o mindfulness na rotina diária?

É relevante pensar que cada prática de atenção plena é como uma semente que, ao ser alimentada, pode crescer, se desenvolver, criar raízes e florescer. É uma semente que pode ganhar espaço na vida cotidiana, de maneira que torne-se natural e agradável. Para isso, você pode realizar as práticas formais de mindfulness, como a Atenção Plena na Respiração ou o Escaneamento Corporal, ou realizar exercícios informais, que vão desde escovar o dente com atenção até caminhar ou dirigir com mais foco.

Para te ajudar, separei três práticas informais de atenção plena que você pode incluir na sua rotina e transformar sua vida cotidiana:

1 - REFEIÇÃO

Escolha uma das refeições do dia para comer com atenção plena. Pode ser o café, o almoço, o lanche da tarde ou o jantar. Esteja atento ao que você escolhe colocar no prato, à quantidade, à variedade dos alimentos. Coma de maneira mais lenta que o habitual, notando e observando a textura dos alimentos, o sabor, a consistência. Observe os impulsos que surgem ou os pensamentos a respeito daqueles alimentos. Observe as sensações corporais após ingerir os alimentos. Evite julgamentos ou críticas, apenas esteja aberto e curioso para o que está experienciando. Aprecie a refeição.

2 - CAMINHADA

Tire alguns minutos para fazer uma caminhada de maneira atenta. Não precisa ser uma caminhada no modo “atividade física”. Pode ser um percurso entre a casa e o trabalho, entre o ponto de ônibus ou o estacionamento até o trabalho, talvez um trajeto no próprio local de trabalho. Escolha andar um pouco mais lento do que andaria no dia a dia, notando com atenção tudo que está pelo caminho, percebendo o movimento do corpo, os cheiros que vão surgindo, a temperatura ambiente, as pessoas que encontra. Ao final, observe as sensações pelo corpo, os pensamentos e as emoções que estão presentes.

3 - CONVERSAS

atenção às suas conversas. Quando estiver dialogando com alguém, esteja presente e atento às suas palavras, ao tom que adota, como responde, como interage. Olhe e treine a escuta atenta. Observe as sensações corporais enquanto e depois de falar ou ao escutar o outro falar, note as emoções que surgem, os pensamentos que se manifestam. Lembre-se: Mais conectado ao que surge momento a momento é possível estabelecer conversas mais sinceras e empáticas.

SAIBA MAIS SOBRE MINDFULNESS

Se parar para pensar, as instruções para a atenção plena são bastante simples: preste atenção ao que está acontecendo neste momento, de maneira gentil, curiosa, sem julgamentos. Sempre que notar que se distraiu, convide sua mente a voltar a atenção para onde estava – na conversa, na caminhada, na refeição. A presença plena e gentil ajuda a tornar você mais íntimo e amigo de tudo o que realiza na vida.

Vamos juntos?!