Saúde mental de jovens: como mindfulness pode ajudar na prevenção e cuidados?

imagem do blog
Fotografia: Pixabay

Texto: Erika Zanon

Falta de concentração, dificuldade para controlar emoções, estresse, depressão, crise de ansiedade. Esses e outros problemas estão sendo enfrentados pelos jovens já há alguns anos e se acentuaram com a pandemia. Pesquisas divulgadas recentemente mostram o quanto crianças, adolescentes e jovens estão sofrendo com problemas de saúde mental e precisando de ajuda e urgente.

Acolhimento, cuidados em casa e/ou na escola, apoio com profissionais especializados são condutas fundamentais. Além disso, é imprescindível fazer uso de métodos e ferramentas que possam ajudar na prevenção e redução desses problemas e sintomas. Mindfulness é um deles. As práticas de Atenção Plena podem contribuir para melhorar o bem-estar e reduzir o estresse e a ansiedade.

Dados sobre saúde mental

Dados de um levantamento do instituto Datafolha, divulgado no final de outubro, apontaram que oito em cada dez brasileiros de 15 a 29 anos apresentaram recentemente algum problema de saúde mental. A pesquisa traz que a maioria desses jovens sofreu com pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%) e crise de ansiedade (53%).

Ainda, relataram ter transtornos alimentares (20%) e pensamentos suicidas (13%). Mais da metade (51%) considerou sua saúde mental como regular, ruim ou péssima.

Um pouco antes, em julho, outra pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento, constatou que 34% dos estudantes estavam com dificuldade de controlar suas emoções desde o retorno às aulas presenciais, conforme relato dos pais.

O levantamento também concluiu que 24% dos alunos se sentem sobrecarregados e 18% estão tristes ou deprimidos. E apenas 40% desses alunos estavam recebendo apoio psicológico nas escolas.

Vários fatores levam ou podem ter levado a essa situação ou à piora do cenário: vulnerabilidade social, maior exposição à violência doméstica - principalmente durante a pandemia -, distanciamento dos amigos, falta de atividade física, ausência de acolhimento, entre outros. O que fazer para mudar ou minimizar esse cenário?

Mindfulness nas escolas

Mindfulness deveria fazer parte do currículo escolar, conforme pesquisa britânica. Estudo realizado pelas Universidades de Cambridge e Manchester, na Inglaterra, mostrou que o bem-estar dos adolescentes cai substancialmente quando eles passam para o Ensino Médio. Para especialistas, práticas de psicologia positiva, como a Atenção Plena, poderiam ajudar.

O estudo, feito com mais de 11 mil jovens, mostrou que a felicidade e satisfação deles com amigos, escola e família cai substancialmente entre os 11 e os 14 anos.

Saiba o que é mindfulness

O trabalho, que avaliou a felicidade dos jovens em várias áreas da vida, sugeriu que as crises mais dramáticas estavam relacionadas à escola e ao relacionamento com os colegas. Um dado que vai ao encontro de informações da Organização Mundial da Saúde que apontam que metade de todas as condições de saúde mental começam por volta dos 14 anos, mas a grande maioria dos casos não é diagnosticada ou tratada, o que tem repercussão na vida adulta.

Os pesquisadores britânicos concluíram que é preciso agir urgentemente para apoiar o bem-estar dos alunos e que os esforços para manter o nível de felicidade e satisfação devem começar o quanto antes. As mudanças sugeridas pelo estudo incluem aulas como meditação e mindfulness.

Os benefícios de mindfulness

Entre tantos benefícios, mindfulness pode ajudar esses jovens a identificar sentimentos emoções, pensamentos que geram estresse, preocupações e ansiedade, através de sensações físicas, por exemplo, e, a partir disso, dessa clareza, organizarem melhor o que sentem e responderem a tudo isso de maneira mais consciente e mais assertiva.

Quer saber como levar a prática de mindfulness para o seu dia a dia e para sua escola? Entre em contato por aqui.

 

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2022/10/8-a-cada-10-jovens-tiveram-problemas-recentes-de-saude-mental-aponta-datafolha.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/07/34-dos-estudantes-estao-com-dificuldade-de-controlar-emocoes-dis-pesquisa.shtml

https://revistacrescer.globo.com/pre-adolescentes/educacao/noticia/2022/11/mindfulness-deveria-fazer-parte-do-curriculo-escolar-dizem-pesquisadores-britanicos.ghtml