Síndrome de Burnout: como as práticas de mindfulness podem ajudar na prevenção?

imagem do blog
Fotografia: Arte/Mundo Floresça

Texto: Erika Zanon

Há muito por falar e fazer quando o assunto é bem-estar no ambiente de trabalho. O esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout é a “bomba” do mundo corporativo e reflete a cultura do “faça mais, das metas mirabolantes, do era para ontem, da aceleração sem limite”. É preciso dar a devida atenção a essa realidade, planejar ações e buscar cuidados para prevenir ou minimizar o problema. As práticas de mindfulness são uma alternativa e podem ajudar a evitar ou reduzir esse estresse no trabalho.

O tema é tão importante e preocupante que a Organização Mundial da Saúde classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional no início de 2022 – uma doença ocupacional é uma doença que surge por causa do trabalho. Rotina extenuante, excesso de trabalho, abandono da vida pessoal em virtude da profissional podem levar ao burnout e demais problemas de saúde mental dos trabalhadores e que afetam diretamente as empresas.

VEJA MAIS SOBRE A SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR BRASILEIRO AQUI!

E pode ser diferente? É possível trabalhar com mais humanidade e integridade? É possível trabalhar e ser feliz? É possível trabalhar com dignidade sem que o trabalho definhe seu corpo e seus sonhos? As perguntas são complexas, mas existem atitudes que podem contribuir para mudar esse cenário e fazer do local de trabalho um bom lugar para uma pessoa existir. Uma delas é praticar mindfulness.

Como as práticas de mindfulness podem ajudar a evitar problemas de saúde mental?

Exercícios de atenção plena e o treinamento de mindfulness são eficazes – e cientificamente comprovados - na prevenção e gerenciamento de estresse, entre eles o relacionado ao ambiente de trabalho. Entre os benefícios das práticas de mindfulness estão:

  • Redução da ansiedade
  • Prevenção da depressão
  • Mais bem-estar
  • Melhora da qualidade de vida

 

Para o ambiente corporativo, além da prevenção do estresse e do burnout, as práticas de atenção plena melhoram a criatividade, ampliam a produtividade, aprimoram a empatia, melhoram os relacionamentos interpessoais, diminuem a rotatividade e o absenteísmo, entre outros pontos.

 

Nesse artigo explico o que é MINDFULNESS

Para mudar o cenário...

Para uma mudança desse cenário do ambiente laboral é fundamental que as partes envolvidas reconheçam o problema e busquem soluções. O trabalhador precisa estar atento à sua saúde e buscar ajuda quando sentir necessidade. São várias as possibilidades de cuidado e os profissionais que podem ajudar no processo, como médicos e psicólogos.

E as empresas precisam estabelecer ou reforçar ações que proporcionem um ambiente mais saudável de trabalho. Práticas genuínas, de verdade, conectadas com a real necessidade do ambiente, e não apenas ações para entrar na moda.  

Institucionalizar os cuidados com as pessoas, é o caminho para o futuro.

 

Não há futuro possível e decente para as empresas sem passar pelo respeito, bem-estar e saúde mental de quem faz o negócio acontecer.

 

O que a sua empresa tem feito para proporcionar um ambiente saudável para se trabalhar?

Vamos juntos?

Se você quiser saber mais sobre cursos, treinamentos e mentorias de mindfulness entre em contato por aqui!